Atividade 4.3:Socializando uma experiência com projeto em sala de aula.
1. Tema: Jornal da escola – Notineyder .
Escola estadual Profª Neyder suelly Costa Vieira
2. Conteúdos curriculares envolvidos: Língua Portuguesa e Literatura.
3. Alunos: do 1º, 2º e 3° anos do ensino médio.
4. Professores participantes: Fabíola Beatriz Monteiro( Literatura) e Maria Socorro Barbosa (Língua Portuguesa).
5. Tecnologias e mídias utilizadas: Computador, livros, internet, software, impressora e câmera fotográfica.
6. Duração do projeto: 02 meses.
Quais os conceitos, atitudes e procedimentos mobilizados e/ou desenvolvidos pelos alunos?
Os alunos participaram ativamente na produção do jornal, buscando informações, criando textos informativos (reportagens, noticias, entrevistas, recados, etc.) e textos poéticos (crônicas, poesias, etc.) montando o jornal. Colocaram a “mão na massa” e aprenderam fazendo.
Como os conteúdos trabalhados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas?
O projeto objetiva o trabalho com a leitura e com a escrita, estimulando o desenvolvimento de artistas, escritores, comentarista e leitores críticos, habilidades ampliadas nas disciplinas: língua portuguesa e literatura.
Quais as contribuições das tecnologias e mídias utilizadas ao desenvolvimento da atividade?
Para a produção dos textos, foram feitas diversas pesquisas. Os alunos buscaram informações e recursos graficos na internet, fotografaram os eventos da escola e as reportagens feitas e editaram o jornal através de um software, tornando-o mais próximo do jornal diário. Tudo isso foi muito enriquecedor para alunos, pois eles aprenderam a buscar conhecimento para desenvolver os textos, além de trabalhar em equipe.
Em um projeto assim, a condição de aprender - fazendo, oportuniza ao aluno a ampliação dos seus conhecimentos, pois ele investiga, produz, reconhece sua autoria, contextualiza conceitos e constrói outros durante o andamento do trabalho, favorecendo assim, a objetivação do processo de ensino-aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário