Atividade 1.1 - quem sou eu como professor?
Diante do contexto atual de aprendizagem, todo professor precisa e deve se sentir impactado com as mudanças ocorridas no âmbito da relação ensinar-aprender. Fazer uma reflexão sobre sua prática pedagógica é extremamente importante, pois o papel do professor é mediar o conhecimento e, portanto, ele deve saber o melhor caminho para ensinar.
Olhando para mim, enquanto professor, encontro atitudes corretas para um ensino eficaz, mas ainda deixo a desejar quando se trata do uso das tecnologias como recurso rico para a aprendizagem. Sei que posso mais.
Na prática, procuro despertar a curiosidade, ouvir e aprender com meus alunos e colegas de trabalho, porém vejo a necessidade de utilizar em minha prática docente mais recursos interativos que possibilitem o uso de novos sistemas de representação do pensamento, recursos que façam com que o aluno aprenda na escola da mesma maneira que ele aprende no cotidiano, na vida. Uma maneira espontânea, sem “prisões”, onde ele deixa de ser receptor para ser autor da sua aprendizagem. Sendo assim, a informação se torna em conhecimento.
Perante esta reflexão admito serem necessárias algumas mudanças na minha forma de ensinar e não me sinto desconfortável com isso, pois o professor também é um aprendiz e deve rever sua prática habitualmente e isso pode requerer mudanças, isso é um fato, não podemos fugir disso. O professor que não está disposto a mudar, não está disposto a aprender e isso se torna um desastre, pois o ato de ensinar gera também o aprender, que por sua vez trás um certo desconforto mas é importante para crescer, tanto profissionalmente como pessoalmente.
Olhando para mim, enquanto professor, encontro atitudes corretas para um ensino eficaz, mas ainda deixo a desejar quando se trata do uso das tecnologias como recurso rico para a aprendizagem. Sei que posso mais.
Na prática, procuro despertar a curiosidade, ouvir e aprender com meus alunos e colegas de trabalho, porém vejo a necessidade de utilizar em minha prática docente mais recursos interativos que possibilitem o uso de novos sistemas de representação do pensamento, recursos que façam com que o aluno aprenda na escola da mesma maneira que ele aprende no cotidiano, na vida. Uma maneira espontânea, sem “prisões”, onde ele deixa de ser receptor para ser autor da sua aprendizagem. Sendo assim, a informação se torna em conhecimento.
Perante esta reflexão admito serem necessárias algumas mudanças na minha forma de ensinar e não me sinto desconfortável com isso, pois o professor também é um aprendiz e deve rever sua prática habitualmente e isso pode requerer mudanças, isso é um fato, não podemos fugir disso. O professor que não está disposto a mudar, não está disposto a aprender e isso se torna um desastre, pois o ato de ensinar gera também o aprender, que por sua vez trás um certo desconforto mas é importante para crescer, tanto profissionalmente como pessoalmente.
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