quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Plano de aula Reelaborado.


Atividade 4.6:Plano de aula Reelaborado.

Tema: Foco Narrativo
Conteúdos curriculares: Língua Portuguesa
Alunos: 1º ano do ensino médio
Objetivos:
- Ser capaz de interpretar, analisar e relacionar os elementos que caracterizam um narrador personagem.
- Desenvolver textos, a partir dos variados pontos de vista dos narradores e relacioná-los entre si. - Construir inferências e produzir textos a partir de estruturas já conhecidas e de escolhas de outros narradores personagens.- Identificar características das modalidades oral e escrita em diferentes suportes textuais: filme de curtametragem, livro.Identificar as características da focalização (ponto de vista do narrador) e da modalização (voz narrativa).
Tecnologias e mídias utilizadas: Computador, livros, internet e filme de curtametragem.
Duração do plano de aulas: 05 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno :
- domínio de habilidades de leitura e de escrita.- habilidade de comunicar com concisão as informações de seu interesse.- domínio do registro lingüístico adequado aos propósitos do trabalho proposto
Metodologia : Os alunos deverão iniciar a atividade buscando no www.wikipedia.com.br ,e em outros sites , o que é foco narrativo, os tipos de narrador existentes e as suas características. Depois analisarão alguns textos propostos pela professora e indicarão o foco narrativo de cada um.
Após fazer a pesquisa, para criar uma narrativa curta em 1ª pessoa com narrador observador, os alunos deverão acessar o site www.marciotrigo.com e clicar em Cine, onde assistirão a um filme que mostra o diversos modos de narrar,focos narrativos,tendo-o como base para a produção da sua história .
Avaliação : A avaliação será continua durante a conclusão da atividade.
Observação : com aulas planejadas assim, a condição de aprender - fazendo, oportuniza ao aluno a ampliação dos seus conhecimentos, pois ele investiga, produz, reconhece sua autoria, contextualiza conceitos e constrói outros durante o andamento do trabalho, favorecendo assim, a objetivação do processo de ensino-aprendizagem.

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