quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Conceito, currículo e Tics.

Atividade 4.7: Conceito, currículo e Tics.

O que é currículo?
É o conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizados em uma instituição de educação específica.
O Currículo Escolar é um projeto que estabelece um elo entre os princípios e a prática, incluindo tanto a matéria a ser ministrada quanto as características da região. Torna-se, assim, um roteiro para orientação do professor.
É formado por uma base nacional comum (disciplinas), mas sua face mais inovadora é à parte diversificada, que busca atender as exigências regionais. Estão inclusos os temas transversais para garantir a formação do cidadão, onde serão tratados assuntos como Orientação Sexual, Meio Ambiente, Saúde e Ética. A inclusão fica a cargo da escola, que decide o que é mais conveniente.
(http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_27/psiedu.html)


Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
As tecnologias contribui de maneira significativa no desenvolvimento do currículo, potencializando mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. Ela torna o currículo significativo e concreto para o aluno, auxiliando no processo de construção do conhecimento.
Proporciona também o diálogo entre as diferentes linguagens, transforma as maneiras de
expressar o pensamento e de comunicar, interfere na comunicação social e induz mudanças
observáveis na produção dos materiais para novas tecnologias.
Assim o uso das tecnologias implica em romper com a linearidade da representação do pensamento e implicam em novas formas de expressar o pensamento,comunicar, perceber o espaço e o tempo, organizar e produzir conhecimento com o uso de múltiplas linguagens (escrita, visual, sonora...).


Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Consiste de uma ação pedagógica com uma intencionalidade clara de desenvolver um currículo a partir do esboço de um plano de trabalho que se delineia a priori e assume contornos específicos na ação conforme são identificados os conhecimentos, competências e habilidades dos alunos.
Estas características dos alunos podem ser identificadas por meio da análise dos registros
digitais de suas produções e das interlocuções que estabelecem com os colegas, com o
professor e com as informações disponíveis. Assim, os registros fornecem indícios do modo de
pensar, das expectativas, necessidades e potencial de aprender dos alunos e auxiliam a
atuação docente voltada ao desenvolvimento de um currículo que parte do universo de
significados dos alunos.

Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
Plasticidade, abertura e flexibilidade são características intrínsecas a projetos, cuja proposição
inicial representa uma negociação com os sujeitos de aprendizagem que leve em conta seus
interesses, intenções e condições para descobrir algo novo, produzir conhecimento ou criar
produtos, delineando “um percurso possível que pode levar a outros, não imaginados a priori”
(FREIRE e PRADO, 1999, p. 113).
Portanto, adotar a concepção de design educacional como base da prática pedagógica com o
uso de tecnologias proporciona a integração de diferentes mídias ao currículo com foco na
aprendizagem do aluno, em sua realidade de vida, interesses e preferências de aprendizagem
(CAVELLUCCI e VALENTE, 2004
Dessa forma, através de estratégias pedagógicas adequadas, prática e teoria se interrelacionam dão o mote para o desenvolvimento do currículo concebido como construção
social (GOODSON, 2001), cultural e histórica que envolve conhecimento, poder, tomada de
decisão, produção de identidades (PACHECO, 2001) e de conhecimentos resultantes dos
diversos processos individuais e globais de construção mentais influenciados pelas relações
sociais.

As respostas foram baseadas nos artigos:
- Integração tecnológica, linguagem e representação
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Maria Elizabette Brisola Brito Prado

- Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida – PUC-SP
Maria Elisabette Brisola Brito Prado – UNICAMP e UNIBAN

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